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Ceuta 2004

Ao olhar para trás na história do Kendo, existem vários pontos fundamentais que não podem ser negligenciados.

O primeiro ponto é o surgimento da espada japonesa. A espada japonesa que surgiu em meados do século 11 (meados da Era Heian〔794-1185〕) tinha uma lâmina ligeiramente arqueada com gumes levantados (chamados Shinogi). O modelo original era presumivelmente manejado por uma tribo que se especializou em batalhas de cavalaria no norte do Japão durante o século 9. Desde então, esta espada foi usada pelos samurais e as tecnologias de produção avançaram rapidamente durante o período de início de reinado do Governo-Samurai (final da Era Kamakura no século 13). Desta forma, não é exagero dizer que ambas as técnicas utilizando o Shinogi que produziu a expressão de Shinogi-wo-kezuru, iniciaram uma concorrência feroz e a espada eram produtos japoneses.

Após a Guerra Onin, que ocorreu na segunda metade da Era Muromachi (1392-1573), o Japão vivenciou a anarquia por cem anos. Durante este tempo, muitas escolas de Kenjutsu foram estabelecidas. Em 1543, armas de fogo foram trazidos em Tanegashima (ilha localizada ao largo da ponta sul do Japão). A espada japonesa foi feita usando Tatarafuki, o método de fundição com areia ferro de alta qualidade obtidos a partir do leito do rio. No entanto, não demorou muito para que grandes quantidades de armas de fogo fossem feitas com sucesso usando essa areia de ferro de alta qualidade e o mesmo método de fundição utilizado para a produção de espadas. Como resultado, o pesado estilo de batalha blindado que prevalecia até então mudou radicalmente para um mais leve de luta mão-a-mão. As experiências reais de batalha resultaram num desenvolvimento avançado na especialização do forjador, bem como o estabelecimento de um apuramento no manejamento, técnica e habilidade que foram entregues até o presente através de várias escolas, como a Shinkage-ryu e Itto-ryu.

O Japão começou a experienciar um período relativamente calmo desde o início da Era Edo (1603-1867). Durante este tempo, as técnicas do Ken (espada japonesa) foram convertidas a partir de técnicas de matar para o desenvolvimento pessoal através de conceitos tais como Katsunin-ken que inclui não apenas teorias sobre esgrima forte, mas também os conceitos de uma vida disciplinar no estilo do Samurai. Essas idéias foram compilados em livros sobre a arte da guerra no início da Era Edo. Exemplos destes incluem: "Heiho Kadensho (A Espada da Vida)" por Yagyu Munenori; "Fudochi Shinmyoroku (A incessante Mind)" pelo Padre Takuan que foi uma interpretação por escrito da obra de Yagyu Munenori's "Ken Zen (Espada e Zen)" escrita para Iemitsu Tokugawa, Terceiro Governo do Xogunato Tokugawa e "Gorin-no-Sho (O Livro dos Cinco Anéis)" por MiyamotoMusashi. Muitos outros livros sobre as teorias da esgrima foram publicados durante o meio e o final da Era Edo. Muitos desses escritos se tornaram clássicos e continuam a influenciar muitos praticantes de Kendo hoje.

O que nessas publicações se tentou transmitir, para o Samurai, era como viver além da morte. Estes ensinamentos estavam a ser utilizados para a vida cotidiana. O Samurai estudado esses livros e ensinamentos diários, viveu uma vida austera, cultivou suas mentes, e dedicou-se ao requinte do Bujutsu, aprendeu a distinguir entre o bem e o mal e aprenderam que em momentos de emergência estariam prontos para sacrificar suas vidas por seu Han (clã) e senhor feudal. Nos termos atuais, eles trabalhavam como burocratas e soldados. O espírito do Bushido que evoluiu durante este tempo, desenvolveu-se durante os pacificos 246 anos do período Tokugawa. Mesmo após o colapso do sistema feudal, o espírito do Bushido vive nas mentes dos japoneses.

Por outro lado, nos tempos de calma continuada, enquanto o Kenjutsu desenvolveu novas técnicas graciosas do Ken criado a partir de habilidades lutando com espada real, Naganuma Shirozaemon-Kunisato da escola Jiki Shinkage-ryu desenvolveu uma nova base em técnicas do Ken. Durante a Era Shotoku (1711-1715) Naganuma desenvolveu o Kendo-gu (equipamentos de protecção) e estabeleceu um método de treino usando o Shinai (espada de bambu). Esta é a origem directa da actual disciplina de Kendo. Posteriormente, durante a Era Horeki (1751-1764), Nakanishi Kotake de Itto-ryu começou um novo método de treino usando um Men (capacete) e Kendo-gu feito de bambu, que prevaleceu em muitas escolas, em um curto período de tempo. Na Era Kansei (1789-1801), a competição inter-escolar tornou-se popular e os Samurais viajaram para além da sua província em busca de oponentes mais fortes para melhorar suas habilidades.

Na segunda metade da Era Edo (início do século 19), novos tipos de equipamentos foram produzidos, como o Yotsuwari Shinai (espadas de hastes bambu unidas). Este novo Shinai foi mais elástico e resistente do que o Fukuro Shinai (literalmente, espada de bambu coberta com couro) que substituiu. Também foi introduzido o Do (armadura de corpo) que foi reforçado com couro e revestido com Laca. Durante este tempo, três Dojos ganharam grande popularidade e passaram a ser conhecidos como o "Três Grandes Dojos de Edo." Eles foram: Genbukan liderada por Chiba Shusaku; Renpeikan, conduzido por Saito Yakuro; e Shigakkan conduzido por Momoi Shunzo. Chiba tentou sistematizar as Waza (técnicas) do treino da espada de bambu estabelecendo as “Sessenta Oito técnicas do Kenjutsu”, que eram classificadas de acordo com seus pontos de contato.". Técnicas como Oikomi-men e Suriage-Men e outras técnicas que foram nomeadas por Chiba são usadas ainda hoje.

Após a Restauração Meiji em 1968, a Classe Samurai foi dissolvida e o porte de espadas foi proibido. Como resultado, muitos Samurais perderam seus trabalhos e o Kenjutsu declinou drasticamente. Com o conflito de Seiman, que ocorreu no décimo ano da era Meiji (1877), o qual foi um movimento de resistência mal sucedido dos Samurais contra o Governo Central, pareceu a indicação da recuperação do Kenjutsu, principalmente entre Policiais Metropolitanos de Tokyo. No 28º ano da Era Meiji (1829), o Dai-Nippon Butoku-Kai foi criado como uma organização nacional para promover o Bujutsu incluindo o Kenjutsu. Por volta da mesma época, em 1899, “Bushido” foi publicado em Inglês, sendo que o mesmo foi considerado uma compilação dos pensamentos e da filosofia dos Samurais. O livro foi uma influência internacional.

No Primeiro Ano do Taisho (1912), o Dai-Nippon Teikoku Kendo Kata (renomeado posteriormente para Nippon Kendo Kata), foi estabelecido usando a palavra Kendo. A criação do Kendo Kata gerou a unificação de muitas escolas permitindo passar ás novas gerações as técnicas e o espírito da espada japonesa, remediando o uso impróprio das mãos, que havia sido causado no treino com espada de bambu, e corrigir as batidas sem exactidão, que não estavam no ângulo correto ao oponente. Pensou-se que o Shinai (espada de bambu) devia ser tratado como uma alternativa da espada japonesa. E, no oitavo ano de Taisho (1919), Nishikubo Hiromichi consolidou os objetivos originais do Bu (ou em outras palavras Samurai) sob os nomes de Budo e de Kendo visto que a nomenclatura se adequou.

Após a Segunda Guerra Mundial, o Kendo foi suspenso por um tempo sob a ocupação das Forças Aliadas. Em 1952, quando a All Japan Kendo Federation foi criada, o Kendo foi reavivado. Actualmente o Kendo desempenha um papel importante na educação escolar e também é popular entre os jovens e velhos, homens e mulheres. Vários milhões de praticantes de Kendo de todas as idades apreciam participar em sessões regulares de Keiko (treino de Kendo).

Além disso, o Kendo gerou o interesse de todo o mundo, e cada vez mais praticantes internacionais estão a aderir ao mundo do Kendo. A Federação Internacional de Kendo (FIK) foi criado em 1970 e o primeiro campeonato trienal de Kendo (WKC) foi realizado no Nippon Budokan, no mesmo ano.

Fonte:Federação Internacional de Kendo

O Conceito do Kendo

O conceito do Kendo é disciplinar o caráter humano através da aplicação dos princípios da Katana (espada).

Propósito de praticar Kendo

• Moldar o corpo e a mente,
• Cultivar um espírito vigoroso,
• Através de uma formação correcta e rígida,
• Lutar pela melhoria na arte do Kendo,
• Manter a estima pela cortesia e honra,
• Associar aos outros com sinceridade,
• E para sempre perseguir o cultivo de si mesmo.

Isto fará um ser capaz de:

• Amar o seu país e sociedade,
• Contribuir para o desenvolvimento da cultura,
• E promover a paz e prosperidade entre todos os povos.

(O Conceito do Kendo foi criado pela All Japan Kendo Federation em 1975.)
A MENTALIDADE NA INSTRUÇÃO DO KENDO E SUA EXPLICAÇÃO
| | O significado do Shinai | |

Para a transmissão correta e desenvolvimento do Kendo, os esforços devem ser feitos para ensinar a maneira correta de lidar com o shinai, em conformidade com os princípios da espada.

Kendo é uma forma de indivíduo cultivar a mente (auto) apontando para o shin-ki-ryoku Itchi (unificação da mente, espírito e técnica) utilizando o shinai. O shinai "espada" não deve ser apenas dirigido a um adversário, mas também a si mesmo. Assim, o objetivo primário de ensino é promover a unificação da mente, corpo e shinai através da formação nesta disciplina.

| | Reiho - Etiqueta | |

Ao instruir, a ênfase deve ser colocada na etiqueta de incentivar o respeito pelos parceiros, e nutrir as pessoas com um caráter digno e humano.

Mesmo em competições oficiais, a importância é colocada na defesa etiqueta em Kendo. A ênfase principal deve ser inserido na instrução do espírito e nas formas de reiho (etiqueta) para que o praticante possa desenvolver uma atitude modesta na vida, e realizar o ideal de koken-Chiai (o desejo de alcançar a compreensão mútua e da melhoria da humanidade através de Kendo).

| | Kendo - Ao Longo da Vida | |

Durante o fornecimento da instrução, os alunos devem ser encorajados a aplicar a atenção pela medida plena das questões de segurança e saúde, e dedicação ao desenvolvimento de seu caráter ao longo das suas vidas.

Kendo é um "modo de vida", que sucessivas gerações podem aprender juntos. O principal objetivo de instruir o Kendo é incentivar o praticante a descobrir e definir o seu caminho na vida através de uma formação em técnicas de Kendo. Assim, o profissional será capaz de desenvolver um panorama rico em vida e ser capaz de colocar a cultura de Kendo em uso, em beneficio de seu valor em suas vidas diárias através do aumento de vigor social.

14 de Março de 2007
All Japan Kendo Federation

* Tradução de "Kendo Shido no Kokoro Gamae" (A mentalidade na Instrução do Kendo) e sua explicação em japonês

Equipamento

Para início da pratica
- Roupa confortável (fato de treino) / Karate / Judo ou semelhante
- Shinai (espada de bambu)
- Boken (espada de madeira)

Para prática avançada
- Kendo Gi (casaco de treino)
- Hakama (calça de tradicional)
- Shinai (espada de bambu)
- Boken (espada de madeira)
- Bogu (armadura)

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